logo

Blog

Governo Federal alerta vulnerabilidade crítica no Microsoft Outlook

Compartilhar em:

Vulnerabilidade permite roubo de credenciais e potencial escalação de privilégios

Por por intermédio do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), solicita às instituições da Administração Pública Federal (APF) e orienta as demais entidades/instituições que identifiquem sistemas Microsoft Outlook vulneráveis sob sua responsabilidade e apliquem as devidas atualizações com a urgência que o caso requer, conforme instruções publicadas na seção “Security Updates” da página: https://msrc.microsoft.com/update-guide/vulnerability/CVE-2023-23397

As ações maliciosas exploram a vulnerabilidade descrita na Common Vulnerabilities and Exposures (CVE) abaixo relacionada: https://nvd.nist.gov/vuln/detail/CVE-2023-23397 e a falha permite roubo de credenciais e potencial escalação de privilégios.

Recomenda-se, como medida de mitigação, até que as atualizações sejam instaladas, o bloqueio do tráfego da porta 445/SMB para fora da rede, impedindo o envio de mensagens de autenticação NTLM. Recomenda-se a também a utilização do recurso de grupo de usuários protegidos do Active Directory para as contas dos administradores de domínio.

Para mais informações sobre o grupo de segurança acesse: https://learn.microsoft.com/en-us/windows-server/security/credentials-protection-and-management/protected-users-security-group.

Para estas e outras vulnerabilidades, contem com a Ksecurity para manter sua rede em segurança. Converse agora com um de nossos especialistas e saiba qual a melhor solução para seu negócio.

Fonte: Convergência Digital

VOLTAR

Pix, a popular plataforma de transferências bancárias no Brasil, está enfrentando um novo desafio: o malware conhecido como BrasDex Esse software malicioso tem como alvo dispositivos Android e se infiltra nos smartphones por meio de links ou mensagens suspeitas. Uma vez instalado, o BrasDex intercepta transações feitas via Pix, alterando o destinatário e o valor sem o conhecimento do usuário.
País ficou à frente de países como Índia e Estados Unidos O ano de 2022 não foi fácil para a cybersegurança no Brasil. O país fechou o ano com o maior número de credenciais vazadas por cibercriminosos, enquanto outros territórios apresentam baixos números de vazamentos.
Pacientes relatam que sistema está fora do ar desde 6ª feira, mas empresa afirma que ataque foi no domingo (7.mai); empresa já foi vítima de “ransomware” em 2021 Na noite deste domingo (7/04/23), o sistema do Grupo Fleury, rede de laboratórios de diagnósticos médicos, foi alvo de um novo ataque hacker. A empresa firma que desde o momento inicial das indisponibilidades, acionou os protocolos de segurança para conter os impactos nas operações.