logo

Blog

URGENTE – Lojas Renner sai do ar após suposto ataque Ransomware

Compartilhar em:

Informações que circulam nas redes sociais são de que o suposto ataque tenha paralisado todas as operações de lojas físicas e tirado o site do ar

De acordo com o site The Hack, a loja varejista foi vítima do ataque de ransomware e já existe inclusive uma nota de resgate deixada pelos criminosos.

Através de captura de tela recebida pelo site, uma conversa entre funcionários da rede varejista, eles afirmam que é “vírus”, “criptografou todo o data center” e que “tá tudo fora”, “todas as lojas”, “toda a infra (sic)”. Na mesma conversa, entende-se que todas as lojas físicas foram fechadas por não terem seus sistemas operante.

Se a conversa retratada na imagem acima for verdadeira, o ransomware teria criptografado toda a central de dados da cadeia de lojas, o que a impediria de atuar pela sua loja virtual e atrapalharia as vendas nas lojas físicas (que dependem de comunicação constante com o sistema central).

Até o momento, as Lojas Renner não se manifestaram sobre o assunto e o site da Renner se encontrava fora do ar.

ATUALIZAÇÃO – 19/08 – 18:45h

Comunicado da Lojas Renner sobre ataque:

VOLTAR

Pix, a popular plataforma de transferências bancárias no Brasil, está enfrentando um novo desafio: o malware conhecido como BrasDex Esse software malicioso tem como alvo dispositivos Android e se infiltra nos smartphones por meio de links ou mensagens suspeitas. Uma vez instalado, o BrasDex intercepta transações feitas via Pix, alterando o destinatário e o valor sem o conhecimento do usuário.
País ficou à frente de países como Índia e Estados Unidos O ano de 2022 não foi fácil para a cybersegurança no Brasil. O país fechou o ano com o maior número de credenciais vazadas por cibercriminosos, enquanto outros territórios apresentam baixos números de vazamentos.
Pacientes relatam que sistema está fora do ar desde 6ª feira, mas empresa afirma que ataque foi no domingo (7.mai); empresa já foi vítima de “ransomware” em 2021 Na noite deste domingo (7/04/23), o sistema do Grupo Fleury, rede de laboratórios de diagnósticos médicos, foi alvo de um novo ataque hacker. A empresa firma que desde o momento inicial das indisponibilidades, acionou os protocolos de segurança para conter os impactos nas operações.